Afinal, eu sei que você quer saber ;)


Pode até ser estranho, mas os nerds estão adorando. O número π (Pi), a dízima não-periódica que é usada principalmente para operações envolvendo circunferências e esferas, tem um dia para ser homenageado: amanhã, 14 de março. Em 1988, Larry Shaw, físico americano do Museu de Ciências Exploratorium, em São Francisco, quis homenagear o Pi e fazer um feriado. Com direito a festa e torta com o desenho da letra grega π, a celebração cresceu rapidamente e virou fenômeno internacional, com eventos educacionais em vários países.

O dia 14 de março não foi escolhido por acaso. Ele está relacionado com os primeiros dígitos do número: 3,1415926. Como em alguns países, como os Estados Unidos e Reino Unido, coloca-se o mês antes do dia para escrever datas, 14 de março é 03/14. Shaw e os outros aficionados do π prometem ir mais além na bizarrice da festa: a comemoração terá seu auge à 1h59m26s da tarde (reparem que se trata da continuação da dízima – 15926), quando os devotos do número infinito prometem marchar 3,14 vezes em volta de um monumento dedicado ao Pi e depois comerão uma torta (pie em inglês).

A festa também terá uma competição para ver quem consegue dizer mais números da sequência do Pi. A idéia é tentar bater o recorde mundial de declamação, que pertence ao chinês Lu Chao, que em 2005 passou 24 horas e 4 minutos recitando 67.890 números seguidos do Pi. Algumas escolas e até o Congresso dos Estados Unidos reconhecem a data como uma forma de encorajar o ensino da matemática.
O que é pi?
O número Pi é o resultado da divisão do perímetro de uma circunferência pelo seu diâmetro. Ele é usado desde que a matemática começou a se desenvolver, com os egípcios, mais de mil anos antes de Cristo. Naquela época, o Pi era representado com apenas um dígito. No entanto, quanto mais os estudos matemáticos se desenvolviam, mais se descobria que ele era maior. Computadores já calcularam que, depois da vírgula, ele tem mais de um trilhão de dígitos.

A letra grega que hoje conhecemos como o símbolo desse número foi usada pela primeira vez em 1706, para facilitar os cálculos que envolviam um número tão grande. Porém, ela só ficou popular 31 anos depois, quando o matemático suíço Leonhard Euler a adotou.

Infinito Essa torta jamais poderia abrigar todos os dígitos do número Pi. Computadores já calcularam mais de um trilhão de dígitos.

Celebração O físico Larry Shaw comemora, em 2008, o número que ele decidiu homenagear.

Vi no site da revista Época.

Anúncios

Comentários em: "Dia 14 de março é dia do Pi. Do Pi?" (1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: